Nesta última terça-feira (13), por não atender a um intento irregular de representação de pessoa jurídica, um colega Analista-Tributário da Agência da Receita Federal de Colombo (PR) foi agredido com injurias pesadas e ameaças graves à sua integridade física. Tão logo a direção da DS Curitiba tomou conhecimento do fato, o Escritório de Advogacia contratado pelo Sindicato orientou o colega e colocou-se à disposição para prestar a assistência que o caso requer.
Na avaliação do delegado da DS Curitiba, Gilmar de Ré, isso, infelizmente, era o esperado. São corriqueiros os conflitos no atendimento da Agência de Colombo. “Será que a administração da Receita Federal vai esperar pelo pior para tomar providências?”, reclama Gilmar.
Como já noticiado esta semana, nas ARF de Colombo e Araucária, há sérios problemas, principalmente em relação à falta de pessoal. Os conflitos no atendimento são constantes. Em particular em relação à ARF Colombo, há ainda falta de segurança, cabendo relembrar que, na região de alcance desta unidade da Receita Federal, encontram-se três cidades que estão no ranking das mais violentas do Brasil, detentoras de altas taxas de homicídios.
Caso a administração da Receita Federal não tome as providências necessárias, o Sindicato irá agir nas instâncias apropriadas. "A falta de gestão na Receita Federal prejudica sobremaneira os contribuintes e expõe principalmente os colegas que estão na linha de frente do órgão", comenta o diretor da DEN Alcione Policarpo.