Servidores da Receita Federal, entre estes uma Analista-Tributária, realizaram a apreensão de um ônibus carregado com mercadorias estrangeiras e medicamentos irregularmente importados do Paraguai. A apreensão foi realizada no sábado, 2 de novembro, no Posto de Fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em Santa Terezinha de Itaipu/PR, por volta das 7h, em decorrência de denúncia anônima.
O ônibus, com placa de Venda Nova do Imigrante/ES, foi então lacrado e encaminhado para o pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu, para posterior vistoria, contagem e valoração das mercadorias, bem como a lavratura dos respectivos autos de infração de perdimento. Ninguém foi preso.
No momento da deslacração, foram encontrados ainda medicamentos ocultos em caixas de brinquedos (3.000 cápsulas de medicamento emagrecedor, 2.240 comprimidos para disfunção erétil, 100 comprimidos abortivos, além de 26 frascos, 1.020 comprimidos e 65 ampolas de anabolizantes). O valor total das mercadorias foi de aproximadamente R$ 308 mil, com uma média de R$ 17 mil por viajante, valor muito superior ao que constava nas Declarações de Bagagem Acompanhada que apresentaram aos agentes de fiscalização.
A ação fez parte da Operação Fronteira Blindada.