É com prazer que a Diretoria Executiva Nacional (DEN) parabeniza os Técnicos da Fazenda Estadual pelos 159 anos a serviço da Administração Tributária do Estado do Amazonas.
Em 20 de fevereiro de 1855, foi criada a carreira de Escriturário da Fazenda Provincial, da recém-criada Província do Amazonas, sendo o único cargo de carreira até 1959.
O Técnico da Fazenda Estadual, atual nomenclatura do antigo Escriturário, é considerado o cargo mais antigo do serviço público na área da administração tributária no Amazonas. De 1855 a 1959 foi o único cargo na capital com as competências de Tributação, Fiscalização e Arrecadação.
O cargo de Técnico da Fazenda Estadual chegou em 2014 com mais de 180 funcionários na ativa, concursados e portadores de Nível Superior. Acompanhando as mudanças tecnológicas, esses servidores continuam com as suas responsabilidades ligadas à Administração Tributária do Estado do Amazonas, exercendo com zelo e competência atividades de alta complexidade.
Parabenizamos todos os servidores que fizeram parte da trincheira de luta desta carreira. Em especial aos aposentados, que deram significativas contribuições no exercício das atividades tributárias enquanto Escriturários, Oficiais de Fazenda, Assistentes de Administração de Tributos Estaduais e Técnicos da Fazenda Estadual.