Diap - 8 de setembro de 2014
A maior parte das atividades da segunda semana de setembro ficarão a cargo das movimentações no cenário político-eleitoral, tendo como fator agravante as possíveis implicações que podem resultar da delação de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, em que nomes de parlamentares e governadores são citados em um suposto esquema de corrupção na estatal.
Na segunda-feira (8), a presidente da República e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, será entrevistada pelo jornal O Estado de São Paulo, no Palácio da Alvorada. O candidato do PSDB, Aécio Neves, fará campanha no estado do Pará. Já Marina Silva, candidata do PSB, fará campanha em São Paulo e à noite será entrevistada pelo Jornal da Record.
No Congresso Nacional, o deputado Rubens Bueno (PPS/PR) poderá solicitar ao senador Vital do Rego (PMDB/PB), presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras, que seja convocada uma reunião extraordinária da comissão para discutir a delação feita por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. Em sua denúncia, Paulo Roberto citou nomes de diversos políticos que supostamente estão envolvidos em esquema de pagamento de propinas com dinheiro de contratos da estatal.
No Senado Federal, está prevista a realização de audiência pública, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), para discutir sobre a regulamentação do uso recreativo, medicinal e industrial da maconha. Essa poderá ser a única atividade realizada no Senado durante esta semana.
No mesmo dia, a Organização Não-Governamental (ONG) WWF Brasil poderá protocolar ação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo o afastamento do deputado Leonardo Quintão (PMDB/MG) da relatoria do Projeto de Lei (PL) 37/2011, que dispõe sobre o Novo Código de Mineração. A ONG aponta quebra de decoro, pois, de acordo com apuração feita pelos ativistas, 20% das doações de campanha do parlamentar teriam sido feitas por mineradoras.
No âmbito econômico, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará o Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S).
Na terça-feira (09), a presidente Dilma Rousseff participará, em São Paulo, da primeira edição do “Diálogos Conectados – Um papo sobre Direitos e Internet”, onde poderão ser discutidos temas como infraestrutura e universalização do acesso à banda larga, além da promoção da cidadania e cultura digitais.
Dando continuidade à sua campanha pelo país, o candidato Aécio Neves irá se reunir com prefeitos em Goiânia (GO).
No mesmo dia, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) poderá divulgar o resultado da pesquisa MDA sobre as eleições presidenciais. E à noite, o Jornal Nacional, da Rede Globo, poderá divulgar o resultado da pesquisa Datafolha sobre as eleições presidenciais e em sete pleitos estaduais: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal.
No Poder Judiciário, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) poderá julgar o recurso do candidato José Roberto Arruda, que concorre ao cargo de governador do Distrito Federal pelo PR. O recurso de Arruda tenta derrubar a sua condenação por improbidade administrativa, que pode impedir a continuidade de sua campanha.
Ainda no âmbito judiciário, a 1ª Turma do STF poderá analisar os inquéritos contra o contra o deputado Paulo César Quartiero (DEM/RR) e o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB).
Também na terça-feira, a FGV divulgará o IPC-Capitais e o Índice Geral de Preços ao Mercado (IGP-M), referente ao primeiro decênio de setembro.
Na quarta-feira (10), o Governo Federal deverá concluir a sindicância de apuração dos responsáveis pelas alterações dos perfis de jornalistas na página de pesquisas Wikipedia, a partir de computadores com acesso à rede do Palácio do Planalto.
No Legislativo, os holofotes estarão voltados à CPMI da Petrobras, onde deverá ser realizada oitiva com o ex-diretor da estatal, Nestor Cerveró, e, ainda, discutida a delação de Paulo Roberto Costa, também ex-diretor da Petrobras.
Retornando às campanhas eleitorais, Aécio Neves, candidato do PSDB, participará de ato no Rio de Janeiro, organizado pelo presidente do PMDB no estado, Jorge Picciani. Mais tarde, será sabatinado pelo jornal O Globo.
No Judiciário, o STF realizará cerimônia de posse do ministro Ricardo Lewandowski como presidente da Corte e de sua vice, ministra Carmem Lúcia.
No mesmo dia, a FGV apresentará os resultados do Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) e do Indicador Coincidente de Desemprego (ICD) e, ainda, a Sondagem de Serviços referente ao mês de agosto. Já o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgará a Pesquisa Industrial Mensal sobre Emprego e Salário (Pimes).
Na quinta-feira (11), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará mais uma pesquisa Ibope sobre as eleições presidenciais.
O Banco Central (BC) poderá divulgar a ata da reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM) da semana passada, que decidiu manter a taxa Selic em 11%.
Ainda na quinta-feira, o IBGE divulgará a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), enquanto a FGV apresentará os resultados da Sondagem de Investimentos e da Indústria.
Na sexta-feira (12), o candidato à presidência da República, Aécio Neves, fará campanha em São Paulo, na capital, e no sábado (13) a candidata à reeleição, Dilma Rousseff, deverá fazer campanha em Minas Gerais.