Presidenta do Sindireceita participa da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria

Presidenta do Sindireceita participa da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria

A presidenta do Sindireceita, Sílvia de Alencar, participou nessa terça-feira, dia 16 de setembro, da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), no Ministério da Justiça (MJ), em Brasília/DF. Na ocasião, foram coletadas as sugestões finais para fechamento da cartilha “Um Passeio de Cidadania” produzida pelo Sindireceita. Com uma linguagem simples, a cartilha tem como objetivo tornar mais acessível, especialmente às crianças e adolescentes, conceitos como contrabando, descaminho e pirataria, bem como os prejuízos trazidos por esses crimes à sociedade.

Segundo a presidenta do Sindireceita, a cartilha foi elaborada para alcançar as crianças e adolescentes, com foco na valorização do trabalho exercido pelo Analista-Tributário no combate à pirataria no País. “Procuramos conscientizar e disseminar a informação para a população em geral e, com isso, desestimular o consumo de produtos piratas”, explica a presidenta.

IMG_8250

A assessora da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, Maria Eduarda Cintra, afirma que até a próxima semana, os ajustes da cartilha serão compilados e concluídas na próxima reunião do CNCP, agendada para o dia 14 de outubro.

Os membros da mesa aprovaram a cartilha “Combate à Falsificação de Medicamentos”, produzida pela Câmara Americana de Comércio (AMCHAM), para divulgação em âmbito nacional. A cartilha havia passado por uma readequação da linguagem utilizada para alcançar o público final, que é o consumidor. 

IMG_8237

Ficou previamente definido na reunião o cronograma do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria – PNCP 2014. As inscrições estarão abertas de 20 de setembro a 31 de outubro e o prêmio será entregue no dia 3 de dezembro. O material de divulgação do prêmio será compartilhado com os componentes do CNCP, para ampliar a repercussão do prêmio.

O presidente do CNCP, Gabriel de Carvalho Sampaio, também convidou os membros da comissão julgadora da última edição do Prêmio para assumir a avaliação também deste ano. “A entrega do prêmio precisa ser contínua, pois é uma forma de reconhecimento às entidades públicas e privadas que se destacaram no último ano no combate efetivo à pirataria e ao mercado ilegal”, completa o presidente do CNCP