Analistas-Tributários participaram nesta sexta-feira, dia 25/08, em Palmas/TO, da Oficina Regional voltada para a elaboração do Planejamento Estratégico da categoria. Com quase 80% de presença dos filiados à DS de Palmas, a oficina debateu cenários, estratégias e desafios para o fortalecimento da identidade do cargo de Analista-Tributário e sua vinculação à missão da Receita Federal do Brasil (RFB).
O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas que participou do evento, aproveitou a ocasião para se reunir com o ex-presidente do Sindicato o Analista-Tributário, Paulo Antenor de Oliveira, que é secretário da Fazenda do Estado de Tocantins e vice-presidente do Comitê dos Secretários de Estado da Fazenda (Comsefaz) para debater temas como: a reforma tributária, o ajuste fiscal e outros assuntos relacionados ao serviço público.
As Oficinas Regionais proporcionam a cada base a oportunidade de debater questões centrais da categoria, como o modelo de carreira, de remuneração e a inserção da categoria no contexto sindical da administração pública, econômica e política. Os encontros contam com a presença de ATRFBs ativos e aposentados.
A elaboração do Planejamento Estratégico atende à deliberação aprovada na Assembleia Geral Nacional (AGN), realizada em 2015, em Curitiba/PR. A AGN do Sindireceita acatou proposta de constituição de um Grupo de Trabalho para realização do Planejamento Estratégico da categoria, e também definiu os representantes regionais que compõem o grupo, um por região fiscal, e a coordenação a cargo da Diretoria Executiva Nacional (DEN).
Os objetivos do Planejamento Estratégico são: permitir a discussão ampla e democrática nas bases sobre os rumos da categoria, confrontar as diversas visões colhidas com cenários prospectados e oferecer, ao final, diretrizes de ação ao Sindicato que expressem verdadeiramente os anseios dos Analistas-Tributários. Os encaminhamentos do Planejamento Estratégico serão deliberados em uma plenária nacional, conforme resolução da AGN de Curitiba/PR.
Os trabalhos da oficina de Planejamento Estratégico da Delegacia Sindical de Palmas/TO, que foram coordenados pelo Analista-Tributário Arthur Henrique de Azevedo Santana, representante da 1ª Região Fiscal, contaram com a participação do diretor de estudos técnicos da Diretoria Executiva Nacional, Eduardo Schettino. Geraldo Seixas e Eduardo Schettino debateram com os Analistas-Tributários temas de importância para a categoria na atual conjuntura política e econômica do País e assuntos vinculados à Receita Federal do Brasil. No final da manhã, representantes da Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF), Sindicato Nacional dos Auditores e Técnicos de Finanças e Controle (Unacon Sindical) e do Sindicato dos Peritos (Sindiperito) estiveram presentes ao evento e compuseram uma mesa de debates sobre as recentes ameaças ao conjunto de servidores públicos e ao serviço público em geral.
Participações
Também participaram do evento o delegado sindical da DS-Palmas, Arnaldo Severo Filho; o delegado da Receita Federal do Brasil no estado do Tocantins, José Márcio Bittes; o delegado sindical da DS-Brasília, Rafael Caetano Cardoso; Heleno Guimarães de Carvalho (ANFFA - Sindical); Francisco Hamilton Soares de Carvalho (Unacon Sindical); Marco Antônio Filho (FenaPRF); José Rodrigues Filho (SINDIPERITO) e Carlos Antônio Almeida de Oliveira (APCF).