O jornal Correio Braziliense destacou a participação do presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, no caderno especial “Tributação e desenvolvimento econômico”, publicado pelo jornal nesta terça-feira, 13/03. O jornal também destaca o trabalho essencial do Analista-Tributário da Receita Federal na Administração Tributária e Aduaneira no País.
O caderno especial é fruto do seminário “Correio Debate: Tributação e Desenvolvimento Econômico”, realizado em Brasília/DF, no dia 06/03, na sede do jornal. O seminário debateu a carga tributária do Brasil e os seus impactos no desenvolvimento econômico do País, por meio de painéis realizados por especialistas e autoridades, entre elas o presidente do Sindireceita.
Na ocasião, Seixas ministrou a palestra “As administrações tributárias na América Latina”. O jornal destacou no caderno, os dados apresentados pelo presidente do Sindireceita, como a defasagem do número de servidores públicos, entre eles os Analistas-Tributários na aduana brasileira, o que deixa o Brasil com uma defasagem que foi de 19.451 mil servidores para 16.272 servidores na Carreira Tributária e Aduaneira de 2011 a 2017, representando uma queda de 16,34% no quantitativo desses servidores.
O presidente do Sindireceita relatou aos participantes (e o jornal repercutiu o relato) sobre os programas de refinanciamento de dívida tributária federal, que ficaram conhecidos como Refis, e que geram uma cultura de inadimplência no pagamento de tributos, favorecendo apenas o sonegador. “O combate à evasão e à sonegação fiscal é um dos pilares para sustentar o desenvolvimento tributário”, disse.
O caderno destaca a opinião de Seixas sobre as atribuições da Receita Federal, em especial a prevenção e o combate à sonegação fiscal, ao contrabando, ao descaminho, à pirataria, à fraude comercial, ao tráfico de drogas, e aos atos ilícitos relacionados ao comércio internacional.
Confira aqui o caderno “Tributação e desenvolvimento econômico”.
Confira aqui a matéria do Sindireceita sobre a participação do presidente Geraldo Seixas e do secretário da RFB, Jorge Rachid no seminário.
Confira aqui o painel único do seminário Correio Debate: Tributação e Desenvolvimento Econômico.