Na manhã desta quarta-feira, dia 18, dirigentes do Sindireceita apresentaram ao superintendente da RFB na 6ª Região Fiscal, Mario José Dehon, o projeto de pós-graduação em Ciência de Dados e Big Data Aplicada à Administração Tributária. O projeto é uma iniciativa do Sindireceita em parceria com a PUC Minas, incentivado pelo superintendente da RFB na 6ª Região Fiscal.
O objetivo comum é trazer o projeto ao Proeduc de modo a ofertar um número significativo de vagas do curso aos servidores da Receita Federal. Além de atender aos novos critérios para progressão na Carreira Tributária e Aduaneira da RFB, o programa do curso (veja o projeto aqui) atende a uma necessidade premente do Fisco, de formação de profissionais que possam aliar o domínio das novas ferramentas tecnológicas ao conhecimento do negócio da Receita Federal do Brasil.
A partir de agora, a Administração cuidará de todo o processo de construção do curso até sua oferta efetiva via Proeduc. Importante salientar que o curso é todo estruturado em plataforma EAD, de modo a eliminar todos custos de deslocamento e permitir que os servidores de qualquer localidade concorram às vagas em pé de igualdade.
Na oportunidade, os representantes do Sindireceita levaram ao conhecimento da Administração a deliberação da categoria na última reunião do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), no sentido da obrigatoriedade da oferta dos cursos promovidos pela RFB a ambos os cargos da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil, sempre em condição de igualdade.
O Sindireceita acompanhará todo o processo de construção do curso e permanecerá com seu trabalho em prol da formação continuada dos Analistas-Tributários em áreas estratégicas da administração tributária e aduaneira.
Participaram pelo Sindireceita o presidente do CEDS/MG, Pericles Gomes Luz, o diretor de finanças do CEDS/MG, Rafael Taveira, o analista-tributário Andre Luiz Fernandes, integrante do GTT, e o diretor de estudos técnicos do Sindireceita, Eduardo Schettino. Pela Receita Federal do Brasil, além do Superintendente da 6ª Região Fiscal, participou o auditor-fiscal Washington Torres, delegado-adjunto da DRF Belo Horizonte/MG.