Sindireceita promove a “Plenária Nacional do Planejamento Estratégico” em Brasília

Sindireceita promove a “Plenária Nacional do Planejamento Estratégico” em Brasília
Teve início, na manhã desta sexta-feira, dia 04 de maio de 2018, a Plenária Nacional do Planejamento Estratégico do Sindireceita, que reúne 64 representantes indicados pelas Delegacias Sindicais e encerra o ciclo de debates iniciado em 2016, cumprindo assim o compromisso de democratizar o processo de construção dos rumos da categoria. O evento é realizado em Brasília/DF e será encerrado no dia 06 de maio, próximo domingo.

Na ocasião, a plenária debaterá e deliberará sobre 51 teses colhidas nas oficinas locais e regionais realizadas em todo país no ano passado. Os resultados da plenária comporão um documento a ser entregue na próxima Assembleia Geral Unificada (AGN), como definição de um objetivo global a ser alcançado pela categoria no médio e longo prazo. “Esse é um importante evento de ampliação do processo decisório de nossa representação sindical. Trata-se de uma oportunidade ímpar para que as nossas bases discutam e influenciem o processo de decisão dos temas mais relevantes para nossa categoria”, disse o coordenador-geral do Planejamento Estratégico e diretor de Estudos Técnicos do Sindireceita, Eduardo Schettino.



Durante a Mesa de abertura, Schettino agradeceu os presidentes da Diretoria Executiva Nacional (DEN), Geraldo Seixas, e do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori, e ainda aos dez coordenadores que conduziram todo o trabalho com as bases. “Agradeço ainda a participação de cada Analista-Tributário presente, que vieram ao evento para contribuir. Enfrentamos um mundo em transformação, de desafios novos e não temos garantia do que vai acontecer nos próximos dois e três anos. Por isso, se não contribuirmos para o todo, o tecido social que nos une será dissolvido. Fizemos um trabalho importante, foi um processo de aprendizagem coletivo e o nosso propósito é que isso se perpetue como um fórum livre de debate. É um processo de construção coletiva e de renovação, para ampliarmos o debate de forma livre, democrática e transparente. Vamos construir esse futuro juntos”, destacou.



O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, lembrou que o Sindicato tem passado por intensas mudanças de postura que exigem cada vez mais a participação das bases, para que cada filiado se sinta representado nas atuações do Sindicato e para que a DEN se sinta legitimada em suas decisões. Ele ressaltou também que todo o processo de trabalho do grupo do Planejamento Estratégico, em virtude da sua importância, não poderia nesse momento ser postergado pelas demandas da negociação salarial da categoria. “Só por meio do diálogo aberto, franco e transparente podemos crescer enquanto categoria”, garantiu.



A importância do trabalho coletivo também foi o ponto abordado pelo vice-presidente do Sindireceita, Celso Martins, durante sua fala na Mesa de abertura do evento. Na oportunidade, o dirigente sindical parabenizou o grupo que compõe o planejamento estratégico pelo intenso trabalho realizado. “Essa não foi uma tarefa fácil. Foram mais de dois anos de encontros e discussões para construção de propostas fundamentais para a nossa categoria. Tenho certeza que ao final dos trabalhos será produzido um material de excelente qualidade, com propostas que vão contribuir com a Receita Federal e com o País”, frisou.



Para o presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), Gerônimo Sartori, as ações realizadas pelo Planejamento Estratégico são inovadoras no meio sindical e envolvem uma dinâmica de intenso trabalho e de construção coletiva pela categoria. “Há mais de dez anos discutimos Planejamento Estratégico dentro do CNRE, na tentativa de implementar um processo de discussão similar, mas foi na AGN de 2015, em Curitiba/PR, que demos uma formatação a estes debates. Em 2016, a ferramenta passou por vários percalços e, agora, teremos outras dificuldades, pois este é um desafio para todos que participam desse processo de construção, nessa fase final de encaminhamento de propostas consubstanciadas para a próxima AGN. Estamos fechando um ciclo dentro do Sindicato, de 25 anos de história, então nada mais justo do que a conclusão de um trabalho nesse período”, disse.



No fechamento da Mesa de abertura, o coordenador regional da 4ª Região Fiscal/RN e presidente da Plenária do Planejamento Estratégico, Weber José Lucas Fadel, lembrou que a realização do evento é o ápice do trabalho gestado desde a AGN de 2015, quando se iniciou toda a atuação do grupo. “Esse é um momento muito importante para categoria, pois é o início de um processo longo e duradouro, sempre revisto e analisado para que os Analistas-Tributários avancem em suas aspirações, colaborando assim com a Receita Federal do Brasil, com a sociedade e com nosso País”, afirmou.