A edição de 2019 do Prêmio Analista-Tributário Rodrigo Ribeiro Thompson condecorou na noite desta segunda-feira, dia 9, os cinco melhores artigos escritos por servidores do cargo, durante cerimônia de posse da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita eleita para o triênio 2020/2022. O evento ocorreu às 20h, no espaço de eventos Dúnia City Hall, na capital federal.
O total de onze artigos científicos foram admitidos nesta edição do Prêmio Analista-Tributário Rodrigo Ribeiro Thompson. Todos os trabalhos serão publicados em revista científica do Sindireceita, que será disponibilizada em breve para consulta em novo portal web que reunirá o acervo técnico dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB). Saiba mais aqui.
A premiação foi entregue aos vencedores pelo presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas e pelo presidente do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE) do Sindicato, Geronimo Sartori. Na ocasião, os servidores do cargo também receberam brindes entregues pelo diretor do MarktClub, Roberto Niwa Camilo. “Esse prêmio espelha exatamente a filosofia implementada por essa Diretoria e pelas próximas, que é de investir na formação dos Analistas-Tributários da Receita Federal”, comentou o presidente Geraldo Seixas.
Foram vencedores os artigos “Aplicabilidade do Modelo Pirâmide de Conformidade Fiscal à Cobrança dos Tributos no Brasil: Um Estudo de Caso na RFB/RS” (1º lugar), do Analista-Tributário Messias Tadeu Gouvêa; “A Facilitação do Comércio Internacional e a Integridade na Aduana Brasileira: Entraves Gerados pela Corrupção” (2º lugar), do Analista-Tributário Luiz Gustavo de Castro Carlos; “Cidadania: o Princípio, o Fim e o Meio” (3º lugar), do Analista-Tributário Eduardo Martins Coelho; “A Dedução no Imposto de Renda de Despesa com instrução de Pessoa Deficiente em Escola Regular e o Entendimento da SC nº 252/2014” (4º lugar), do Analista-Tributário Francisco Carlos Portela Linhares; e “A Exclusão de Optantes do Parcelamento REFIS por Motivo de Pagamentos Irrisórios e sua Ilicitude Perante o Ordenamento Jurídico Brasileiro” (5º lugar), do Analista-Tributário Rodrigo Paes de Camargo.
Os ATRFBs Luiz Gustavo de Castro Carlos, Eduardo Martins Coelho e Rodrigo Paes de Camargo não puderam comparecer ao evento. Na premiação, os servidores do cargo foram representados, respectivamente, pela delegada sindical eleita de Cascavel/PR, Walderez Maria Mayer Bueno Otto; pelo presidente do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais no estado de Minas Gerais (CEDS/MG), André Luiz Fernandes; e pelo delegado sindical em Sorocaba/SP, Antônio de Pádua Rodrigues Queiroz. Os 2º e 3º colocados encaminharam mensagens de agradecimento em vídeos que foram exibidos na cerimônia.
Agradecimentos
Durante o seu agradecimento, o 1º colocado, Messias Tadeu Gouvêa ressaltou a importância da revista científica criada pelo Sindireceita. “O público especializado aqui presente tem interesse em ler esses materiais, mas eles não eram publicados. Agora isso mudou com a revista científica, que em breve será lançada”, afirmou.
Em vídeo exibido na premiação, o 2º colocado, Luiz Gustavo de Castro Carlos parabenizou o Sindireceita pela criação do prêmio e de outras ações em prol da formação profissional dos Analistas-Tributários. “Desejo que essa iniciativa de construção profissional seja permanente, assim como os cursos de extensão que foram disponibilizados em 2019. Espero que nos próximos anos mais pessoas possam participar e que possamos, com esses materiais, construir uma base de conhecimento a partir do Sindicato e auxiliar no desenvolvimento profissional da carreira”, declarou.
Também em vídeo apresentado na cerimônia, o ATRFB Eduardo Martins Coelho (3º colocado) afirmou que a premiação fornece à sociedade uma oportunidade para conhecer profundamente o trabalho realizado pelos servidores do cargo em benefício da população. “A cidadania é o porto seguro que vislumbramos na trajetória da corrida e o legado que entregamos àqueles que virão. Desejo de coração que a oportunidade criada pelo Sindireceita tenha o condão de mostrar à sociedade o muito que podemos fazer para retribuir a confiança em nós depositada”, disse.
O 4º colocado, Francisco Carlos Portela Linhares também destacou, em seu agradecimento, a relevância da premiação para a sociedade. “Esse concurso possibilita que a gente exponha ideias que possam ser aproveitadas pela própria Receita Federal e pela sociedade, que passa a conhecer o trabalho que fazemos. Desejo que essa iniciativa seja mantida nos anos seguintes, pois ela é muito importante”, comentou.