Representantes do Sindireceita trataram de diversos temas de interesse da categoria em reunião ocorrida no dia 7 de fevereiro, na sede do Sindifisco Nacional em Florianópolis/SC. Na oportunidade, os participantes do encontro debateram o corte determinado pelo governo federal no orçamento da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); ações do Executivo em andamento visando o enfraquecimento do serviço público; supressão de direitos dos servidores; e a privatização do Serpro e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).
O Sindireceita esteve representado na reunião pelo vice-presidente e delegado sindical em Joinville/SC, Ronaldo de Souza Godinho; pelo diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais e delegado sindical em Florianópolis, Geraldo Paes Pessoa; pela secretária-geral na DS Florianópolis, Marcela Fernandes Dal Pont; e pelos Analistas-Tributários Marlon Luís Melo (DS Florianópolis), Rafael Mendes de Souza (Seção Sindical de Blumenau) e Marcus Vinícius Gurgel Veras (Seção Sindical de Blumenau – ARF/Rio do Sul). Pelo Sindifisco participaram do encontro os Auditores-Fiscais Carlos Alberto Nascimento e Silva Pinto; Roseli Fabrin; Antônio Massuyama; e Sérgio Furlan. A reunião contou ainda com a presença do representante da ANFIP/SC, Antônio Carlos Silveira; das integrantes do SINDFAZ/SC-PR, Judith Perreira Bravo, Judite Ferreira de Oliveira e Rosalba Gonçalves; e dos representantes do SINDPD/SC – SERPRO, Ronaldo Gariclie de Andrade e Fabiano Turchetto.
O ano de 2020 será marcado por uma batalha sem igual na defesa dos serviços púbicos e na manutenção das condições atuais de trabalho, tendo em vista os cortes orçamentários e as Propostas de Emenda Constitucional 186, 187 e 188, todas de 2019. Os representantes das entidades presentes destacaram a importância da reunião e avaliaram o encontro como extremamente positivo para que seja alcançado consenso em torno de uma pauta comum mínima para enfrentamento das diversas propostas legislativas que tramitam no Congresso Nacional e na luta contra as medidas administrativas em curso no Poder Executivo.
No final do encontro, os seguintes encaminhamentos foram acordados: fortalecimento da comunicação entre as entidades presentes; implementação de uma campanha profissional de comunicação/mídia visando esclarecer para a população a importância dos serviços públicos e dos servidores; criação do dia nacional em defesa da RFB; participação no Dia Nacional de Greve, previsto para 18 de março de 2020; criação de mecanismos conjuntos de monitoramento de ações legislativas e administrativas que afetam os servidores públicos; e o estabelecimento de contato com entidades representativas de classe (OAB, CRC, dentre outras) e associações empresariais, acerca do desmonte dos serviços públicos e os seus reflexos.
As entidades presentes firmaram ainda compromisso de buscar apoio dentro de suas estruturas para incluir no grupo representações sindicais de servidores públicos de outras regiões do Estado de Santa Catarina. Além disso, foi deliberado que os presentes envidariam esforços para estimular outros estados a promoverem iniciativas semelhantes, com o objetivo de unir forças contra o cenário adverso que está posto. A próxima reunião entre as entidades ocorrerá em março.