Em entrevistas ao programa Leo Ladeira, da Rede TV em Porto Velho/RO, nesta segunda-feira, dia 9, o Analista-Tributário da Receita Federal aposentado, secretário de Finanças da Delegacia Sindical Porto Velho, Francisco Pinto, falou sobre as regras e o prazo da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física do exercício de 2020, ano-calendário de 2019-IRPF/2020.
Falando ao apresentador Leo Ladeira, por uma hora, o entrevistado abordou as regras e o prazo da declaração, situações que obrigam declarar, as deduções permitidas pela legislação e as mudanças neste ano. “Uma das mudanças neste ano é a não prorrogação da dedução da contribuição patronal ao INSS em favor do empregado doméstico. E outra mudança significativa foi a redução de sete para cinco lotes de restituição, sendo que o primeiro lote vai ser creditado no dia 29 de maio, os demais no último dia útil dos meses seguintes, sendo o último dia 30 de setembro.
Na ocasião, como de costume nessa época de “prestação de contas como Leão”, o Analista-Tributário da RFB aposentado esclareceu dezenas de dúvidas sobre a obrigação.
Entrevista à Rádio CBN Amazônia
Nesta quarta-feira, dia 11, Francisco Pinto também falou sobre os mesmos assuntos ao programa “Audiência Pública”, da Rádio CBN Amazônia, com a jornalista Leiliane, e também, esclareceu dezenas de dúvidas sobre a Declaração de Ajuste Anual do IRPF/2020.
Na ocasião, também foi entrevistado o secretário de Estado de Rondônia, Luís Fernando Pereira da Silva, que falou sobre a “saúde financeira” do estado e os impactos positivos disso para a economia rondoniense.