Os coordenadores do Fórum Nacional de Debate de Base (FNDB) realizaram reunião por videoconferência nesta quarta-feira (26), às 18h, para planejar o prosseguimento dos trabalhos considerando as mudanças e adequações devido à pandemia de coronavírus. O encontro contou com a presença dos coordenadores das dez regiões fiscais (um representante e um suplente), que foram eleitos na Assembleia Geral Nacional realizada em agosto de 2018 no Recife/PE. Os membros conduzirão o Fórum de 2019 a 2021.
O Fórum Nacional de Debate de Base foi estabelecido no dia 21/08 de 2018 pelos delegados participantes da XV Assembleia Geral Nacional do Sindireceita, reunidos em Recife/PE. Portanto, a partir dessa data, o Planejamento Estratégico passou a ser denominado Fórum Nacional de Debate de Base e tornou-se uma política permanente do Sindicato por meio da realização de ciclos de avaliação, debates e proposições.
Além disso, o Fórum Nacional de Debate de Base é reavaliado a cada AGN, e os trabalhos conduzidos por uma comissão de coordenadores, eleitos na Assembleia Geral Nacional, e os membros foram escolhidos por Região Fiscal. O Fórum oportuniza a participação dos Analistas-Tributários no processo de construção de diretrizes de ação estratégica da categoria. Além disso, é importante para a montagem de cenários diante das possíveis reformas do governo e das adversidades que o servidor público vem enfrentando, sobretudo agora com a pandemia.
Na tarde de ontem, os coordenadores regionais apresentaram uma proposta de calendário com as tarefas para o próximo período. O objetivo é dar prosseguimento ao que foi definido pelo colegiado em reunião realizada em Brasília no ano de 2019 (veja aqui) onde definiu-se que em 2020 seriam realizadas as Oficinas e em 2021, uma Plenária Nacional. As oficinas permitirão o debate e troca de ideias dos coordenadores diretamente com os filiados, para ouvir seus anseios quanto à categoria e ao trabalho sindical. As datas serão divulgadas em breve.
Participações
Participaram desta reunião os Analistas-Tributários: Denise de Figueredo, Luana Bedin. Márcia Almeida, Roberta Araújo, Tânia Fonseca, Arthur Santana, César Missiaggia, José Carlos Mazzei, José Faustino, Marcelo Furtado, Marcos Aguiar, Marcos Viana Silva e Newton Machado.