O presidente do Sindireceita, Thales Freitas e o diretor de Assuntos Parlamentares Sérgio Castro, participaram na tarde desta terça-feira (03) da cerimônia de posse do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) como Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
A Secom, como a estrutura é chamada, voltou a ter status de ministério com o retorno de Lula à Presidência da República. No governo anterior, a secretaria estava atrelada ao Ministério das Comunicações.
Em seu discurso, Paulo Pimenta destacou que trabalhará por uma comunicação plural, inclusiva, e democrática, considerando as diferentes linguagens, plataformas e a pluralidade dos brasileiros. Ele lembrou a importância de rádios comunitárias, tvs, rádios, e toda forma de comunicação feita no país. O deputado disse que pretende ouvir o povo com dignidade.
O Ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República observou, seguindo o discurso de Lula e demais ministros, que trabalhará pela “união e reconstrução” do país. Ele destacou também que irá combater fortemente as fake news e a desinformação. "Vamos trabalhar para garantir o pleno acesso de todos e todas à informação” afirmou. Paulo Pimenta , que é conhecido por sua forte atuação nas redes sociais, defendeu a reestruturação dos “conceitos básicos de comunicação”. O novo ministro da Secom também prometeu liberdade para os jornalistas trabalharem junto às fontes e porta-vozes do novo governo. “Não haverá muros, nem cercadinhos em nosso governo,” garantiu ele.
Ao final da cerimônia, os representantes do Sindireceita cumprimentaram pessoalmente o Ministro Pimenta, ressaltando o apoio aos programas relacionados à comunicação governamental, principalmente as relacionadas à cidadania fiscal. “Reafirmo meu compromisso com os Analistas-Tributários nesse momento histórico, e que a partir de agora vocês tem como aliado incondicional, além do deputado, agora o Ministro de Estado”, afirmou Pimenta.
Os representantes do Sindicato também aproveitaram o evento para cumprimentar autoridades presentes.