O Analista-Tributário João Batista Ribas de Moura, que atua na Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, irá participar da “Segunda Reunião do Grupo de Trabalho de Criptomoedas do Hemisfério Ocidental”, constituído pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ).
O evento será realizado em Santiago, no Chile, entre os dias 12 e 14 de junho de 2023 e a delegação brasileira que irá ao encontro deve contará com membros do Governo Federal, Receita Federal, Banco Central, entre outros. A participação do procurador da República, Tiago Misael De Jesus Martins, já está confirmada.
O Grupo de trabalho de Criptomoedas do Hemisfério Ocidental foi criado pelo DOJ no ano passado e tem como objetivo organizar ações conjuntas para combater o uso indevido criminoso das criptomoedas. A primeira reunião foi realizada no Panamá, no ano passado, com a presença de representantes do Chile, Colômbia, Costa Rica, México e do Panamá.
Antes da reunião no Panamá o grupo também já havia realizado um encontro no Rio de Janeiro, visando a coordenação de esforços para evitar que os criptoativos sejam usados em atividades criminosas.
A participação de João Batista foi confirmada no DOU de 22/03/3023 https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-471843962