Os drones se tornaram importantes aliados nas rotinas de fiscalização realizadas pela Receita Federal do Brasil. É com esse objetivo que o Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS) da Receita Federal realizou um novo curso de instrução de pequenos drones do Brasil. O curso foi ministrado entre os dias 07 e 11 de agosto, em Foz do Iguaçu/PR, e trouxe instruções imprescindíveis para o funcionamento e operação desse tipo de aeronave. As aulas são ministradas por Analistas -Tributários, entre outros servidores da Receita Federal.
O curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada possui carga horária de 50h, com disciplinas teóricas de Conhecimentos Gerais, Regras do Ar, Legislação de Drones, Conhecimento Técnico, Meteorologia, Direito de Imagem, Segurança de Voo, Mapeamento, Fotografia, Desbloqueio de No Fly Zones, Criptografia e Análise de Flight Logs, História, Manuseio, Manutenção e Limpeza.
A turma formada é de 39 alunos, sendo 32 alunos da Receita Federal, entre eles, Analistas-Tributários e demais servidores do órgão, 2 alunos da Força Aérea Brasileira (FAB), 1 da Marinha do Brasil (MB), 1 do Exército Brasileiro (EB), 1 da Polícia Federal (PF), 1 Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e 1 da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
São realizados três (3) dias de instrução prática, com um (1) dia para movimentos manuais básicos e avançados, e dois (2) dias de exercícios simulados de operações reais. As aulas foram ministradas por 10 instrutores e 5 monitores candidatos a instrutores.
O curso também ofereceu visitação e palestra na Força Aérea Brasileira (FAB) de FOZ do Iguaçu/PR, mais precisamente nos órgãos de controle de tráfego aéreo APP Foz e TWR Foz. Além disso, demonstração e Operação Real com o Operador Bruno Oliveira e o DJI Matrice 300RTK / DJI Matrice 30T.
CORPAS/Receita Federal
O CORPAS da Receita Federal é reconhecido como um dos melhores cursos de pequenos drones do Brasil e possui uma lista de espera atual de 29 instituições diferentes.