Contribuintes em todo o Brasil poderão consultar o quarto lote de restituição do IRPF 2023 a partir das 10h desta quinta-feira, dia 24. Segundo informações da Receita Federal, este lote também abrange restituições residuais de exercícios anteriores e contemplará mais de 6 milhões de contribuintes, entre prioritários e não prioritários. O valor total do crédito bancário é de R$ 7,5 bilhões e será realizado no dia 31 de agosto.
Para verificar se a restituição está disponível basta clicar na opção “Consultar a Restituição” presente no site da RFB. Se observar alguma pendência, o contribuinte poderá retificar sua declaração, corrigindo as informações necessárias. Também é possível consultar a restituição por meio do aplicativo da Receita Federal disponível para smartphones e tablets.
O pagamento da restituição é feito na conta bancária informada pelo contribuinte na Declaração do Imposto de Renda, de forma direta ou via chave PIX. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo pelo Portal e-CAC, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".
*Com informações da Receita Federal do Brasil.