Projeto Vozes: conheça a trajetória do Analista-Tributário Marco Henrique Soares de Menezes

Projeto Vozes: conheça a trajetória do Analista-Tributário Marco Henrique Soares de Menezes

O 3º episódio do Projeto Vozes está no ar! Nesta edição, o Sindireceita apresenta a trajetória do Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil (RFB), Marco Henrique Soares de Menezes. Servidor do órgão desde 1991, Menezes possui uma vasta experiência profissional na instituição, onde já atuou em diversas áreas como carga, passageiros e internação. Atualmente, o colega ocupa o cargo de chefe da Divisão de Gestão do Atendimento da RFB.

Durante a entrevista concedida ao Projeto Vozes, o ATRFB relembra momentos de seus 32 anos de história na Receita Federal; detalha como se deu a sua aproximação com o Sindicato; e reflete sobre importantes temas, como o futuro da RFB, do cargo de Analista-Tributário e o papel do Sindireceita. Confira abaixo a íntegra da entrevista.

 

 

Em meados da década de 1990, Marco Henrique Soares de Menezes trabalhava em Manaus/AM. À época, segundo ele, os poucos recursos tecnológicos para comunicação dificultavam a obtenção de informações pelos servidores da capital amazonense. “Naquela época, as formas de se fazer comunicação eram por telefone (que era muito caro) ou por fax. Ficávamos totalmente isolados”, comenta.

Neste contexto, de acordo com o ATRFB, as visitas à região realizadas por colegas já atuantes no Sindicato foram essenciais para que os servidores do cargo percebessem a importância da filiação na luta por valorização. “Me lembro quando Reginaldo viajou à Manaus e fez uma reunião grande, que levou muita gente a se filiar. Foi quando eu entrei no Sindicato. Naquela época, o cargo TTN não era valorizado e a gente não aceitava ser tratado daquela forma. Aquilo fez com que cada vez mais exigíssemos respeito e essa visita do Reginaldo veio a calhar exatamente por isso, porque foi um convite ao Sindicato para que pudéssemos nos organizar”, relembra.

Ainda durante a entrevista, Marco Henrique Soares de Menezes ressalta as perspectivas de futuro que vislumbra para a RFB, para o cargo de Analista-Tributário e para o Sindireceita. “O Analista-Tributário deve ser propositivo, trabalhar sempre e não se deixar entregar. Temos que ocupar o nosso espaço de trabalho, não podemos deixá-lo em aberto e, para a valorização, temos que fazê-lo bem feito. Isso é fundamental. Devemos reconhecer que a forma de trabalhar hoje é diferente, que os nossos serviços de hoje não serão os mesmos de amanhã. Temos que conseguir avançar no tempo, para não ficarmos para trás. A importância do Sindicato é neste sentido. O Sindicato é a luta pela valorização e ele deve ser propositivo, nunca parar no tempo, não retroceder e olhar para frente”, afirma.

 

Projeto Vozes

O Projeto Vozes é mais uma ação da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita em prol da valorização dos Analistas-Tributários e Analistas-Tributárias e do fortalecimento do nosso Sindicato. Por meio desta iniciativa, colegas filiados e filiadas, ativos e aposentados de diversas regiões do país, são convidados a narrarem suas trajetórias na Receita Federal e no Sindicato, ressaltando a importância do Sindireceita na proteção dos direitos e lutas históricas da categoria. Confira os episódios anteriores abaixo.

Episódio 1: ATRFB Wilson Lopes Ferreira

https://bit.ly/45ZMlhC

Episódio 2: ATRFB Penha Maria Rodrigues

https://bit.ly/3tQufRE