A Analista-Tributária e coordenadora regional de cidadania fiscal na 3ª região fiscal, Maria Joselice Lopes de Oliveira apresentou no último dia 25 o programa do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) para os discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
Maria Joselice explicou como as ações de conscientização fomentam a cidadania pelo conhecimento da função social do tributo como redistribuição de renda nacional e elemento de justiça social, cuja realização conta com cooperação das Instituições de Ensino Superior (IES) e cidadãos.
Segundo ela, a Receita Federal dissemina a responsabilidade social e as IES efetuam a formação de profissionais sensíveis às questões éticas, sociais e econômicas capazes de assistir a comunidade enquanto agentes do sistema tributário. “Há uma grande interação entre RFB, IES, acadêmicos e comunidade forma uma espécie de círculo virtuoso que contribui para formação de uma sociedade organizada, iniciando com orientação técnica e legal que perpassa a formação acadêmica social e legal promovendo a responsabilidade social de acadêmicos e futuros profissionais contábeis”, afirma.
Os estudantes também puderam compreender melhor as atividades desenvolvidas pelo órgão para o sistema tributário e social do país bem como os serviços prestados aos contribuintes.