Analista-Tributário participa da inauguração do novo Ponto de Atendimento Virtual em Foz do Iguaçu/PR

Analista-Tributário participa da inauguração do novo Ponto de Atendimento Virtual em Foz do Iguaçu/PR

Foz do Iguaçu/PR conta com mais um Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal do Brasil (RFB). O lançamento da nova unidade nesta semana, faz parte da parceria entre a Receita Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Foz). A cerimônia oficial ocorreu na Sede da OAB da cidade.

A unidade inaugurada contará com o suporte de duas funcionárias da OAB, capacitadas pela Receita Federal. Essas profissionais prestarão atendimento aos contribuintes, auxiliando na utilização dos serviços digitais. O treinamento foi realizado em setembro de 2023 e foi conduzido pelo delegado da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu, Paulo Bini, e pelo Analista-Tributário da Receita Federal, Jamerson da Silva.

A cerimônia de inauguração oficial contou com a presença do Delegado Adjunto da Alfândega da Receita Federal de Foz do Iguaçu, o auditor-fiscal Hipolito Arruda Caplan, e do Analista-Tributário da Receita Federal, Jamerson da Silva. Além disso, estiveram presentes representantes da Diretoria da OAB em Foz do Iguaçu, incluindo o presidente Vitor Hugo Nachtygal, a vice-presidente Vanessa das Neves Picouto e a diretora-tesoureira Thaise Vieira Thomé Werri.

 

PAV


O PAV surge como uma alternativa ao atendimento presencial nos Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC), buscando a modernização e eficiência nos serviços prestados. A unidade, localizada na sala da OAB no átrio do Fórum Estadual de Justiça, funcionará mediante agendamento prévio.

A instalação dessa unidade na OAB visa ampliar a capacidade de atendimento aos advogados, proporcionando um acesso facilitado a uma variedade de serviços essenciais para o exercício da advocacia, incluindo a propositura e o acompanhamento de processos judiciais e procedimentos extrajudiciais.

Os Pontos de Atendimento Virtual são parte de um projeto mais amplo da Receita Federal, em parceria com diversas entidades. A iniciativa planeja a implantação de 47 pontos em toda a região oeste, alcançando aproximadamente 80% da população. Entre os serviços oferecidos, destacam-se cadastros de CPF, CNPJ, imóvel rural, obras e CAEPF; emissão de documentos de arrecadação como DARF, GPS e DAS; autoatendimento orientado; cópia de declaração; protocolo de documentos; consulta de pendência fiscal, entre outros. (Com informações do portal 100fronteiras.com)