Os conselheiros que participaram da LXXXVI Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Representantes Estaduais (CNRE), realizada de 2 a 5 de dezembro, produziram e aprovaram um manifesto que foi entregue ao secretário da Receita Federal do Brasil Robinson Barreirinhas.
No manifesto, os conselheiros se posicionam contra o fechamento açodado de unidades de atendimento e cobram a SUSPENSÃO IMEDIATA desse plano de desmonte. No documento os conselheiros também alertam para o prejuízo a que está sendo submetida a população em decorrência dos esvaziamentos dos Centros de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e fechamentos das Agencias da Receita Federal, diante da política de apequenamento a que se submeteu a Receita Federal do Brasil, materializada na centralização dos processos de trabalho e no fechamento desenfreado de unidades de atendimento no País.
“Os CACs as Agências são a porta de acesso da sociedade, a face mais visível da Receita Federal. O fechamento destas unidades, fundamentado na falta de servidor e no baixo índice de atendimentos, são argumentos enganosos. Há que se considerar o intervalo de 1 0 anos sem concurso público, agravado pela Reforma Previdenciária de 2019, que impulsionou muitas aposentadorias. E o baixo índice de atendimento se deve ao fato de que os serviços migraram do presencial para o virtual por imposição da Administração, como alternativa para a redução de filas do atendimento.”
Veja o Manifesto_CNRE.pdf