Sindireceita participa de reunião conjunta Fonasefe, Fonacate e Centrais Sindicais, para a definição dos próximos passos na luta pela recomposição salarial dos servidores federais ativos e aposentados.

Na manhã do dia  12/01, o Sindireceita, representado pelo Diretor de Formação Sindical e Relações Intersindicais Odair Ambrósio e pelo Diretor Valdemir Bueno, participou da primeira reunião conjunta em 2024 dos Fóruns de Entidades Nacionais FONASEFE e FONACATE e das Centrais Sindicais.

Nos informes iniciais, os dirigentes das Entidades Sindicais representativas dos servidores públicos federais consideraram que a bancada sindical que participa da Mesa Central da Mesa Nacional de Negociação Permanente - MNNP - deve apresentar contraproposta de recomposição salarial, tendo em consideração que a proposta divulgada pelo MGI é extremamente ruim, posto que não prevê qualquer índice de reposição salarial para 2024 e não contempla qualquer recuperação inflacionária dos proventos percebidos pelos servidores aposentados.

Durante a reunião, foram apresentados pelo consultor do DIEESE Max Leno, estudos técnicos preliminares relativos às perdas inflacionárias acumuladas, sofridas pelos servidores federais desde o início do governo Temer. Há sérios riscos de que os trabalhadores do serviço público federal e os servidores aposentados venham a sofrer perdas inflacionárias também relativas ao atual governo.

xcvb666667.jpeg

 

Também foram debatidos estímulos para a ampla mobilização das categorias para a realização de Atos Públicos em defesa dos direitos dos servidores aposentados, a serem realizados no próximo dia 24 de janeiro. 

A luta sindical deve contemplar a extinção da cobrança de Contribuição Previdenciária aos aposentados, tão injustamente imposta na Reforma da Previdência de 2019.

A continuidade da imposição de contrarreforma administrativa através de atos normativos infralegais, a não revogação de normas estabelecidas nos governos Temer e Bolsonaro que tanto restringem a atuação das entidades sindicais, a defesa da sustentabilidade atuarial da Previdência Pública e postura de representantes do governo perante a mídia, no que concerne às mesas de negociação com os servidores federais, continuam a ser temas que muito preocupam os representantes sindicais e que devem pautar a Plenária dos Servidores Federais, a ser empreendida pelo FONASEFE no dia 30 de janeiro de 2024, com o convite para a participação do FONACATE e das Centrais Sindicais.

As entidades que participaram da reunião deverão apresentar minuta de contraproposta de recomposição salarial na próxima semana.