O Analista-Tributário da Receita Federal, Francisco Neuton foi entrevistado pelo programa Balanço Geral Ceará que alerta os contribuintes para novas tentativas de golpe. Na entrevista ao vivo, o Analista-Tributário Francisco Neuton ressalta que os contribuintes devem ficar atentos a investida dos criminosos que se aproveitam do período de preenchimento e envio da Declaração de Imposto de Renda para enviar mensagens de fraude que, geralmente contém um link e ou um arquivo em anexo.
Ao clicar no link ou baixar o arquivo, o contribuinte corre o risco de ter informações e dados pessoais extraídos por meio de sistemas de computador, que posteriormente podem ser utilizados em fraudes. Por meio dessas mensagens falsas, quadrilhas especializadas em crimes cibernéticos podem obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e financeiras dos contribuintes, ou instalar programas nos computadores que captam e enviam informações pessoais. Essas práticas criminosas têm se tornado cada vez mais sofisticadas. Saiba mais clicando aqui.
O Analista-Tributário Francisco Neuton alertou os contribuintes que a Receita Federal não encaminha mensagens e ou e-mail contendo dados fiscais e outras informações e que o cidadão jamais deve responder a estas mensagens e repassar informações. Ele destacou ainda que os criminosos estão utilizando imagens da instituição, termos como "contribuinte" e citam, até mesmo leis para tornar mais efetivo o golpe.
Aviso
A Receita Federal reitera que NÃO envia comunicações por e-mail ou mensagens de texto solicitando a correção de erros em declarações por meio de links. É imprescindível que todos estejam atentos a essas tentativas de golpe e sigam algumas orientações:
Desconfie de e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitam informações pessoais, especialmente relacionadas à declaração do Imposto de Renda.
Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos, pois podem direcioná-lo a sites maliciosos ou baixar programas prejudiciais em seu dispositivo.
Não abra arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
Verifique sempre a autenticidade das comunicações que parecem ser da Receita Federal. Lembre-se de que a instituição utiliza principalmente o Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e o site institucional como canais seguros de comunicação.