A Analista-Tributária da Receita Federal do Brasil Carolina Rique participou de cerimônia de entrega de mais duas salas de informática como parte do Projeto “Receita Cidadã”, que propõe uma destinação sustentável das mercadorias irregulares retidas no estado do Rio de Janeiro.
Os computadores utilizados para montar as salas, eram originalmente aparelhos receptores de sinal, popularmente conhecidos como TV Box, capazes de captar irregularmente o sinal de canais pagos de televisão.
Os receptores foram retidos em operações de fiscalização da Receita Federal; na Marinha, foram transformados em computadores de baixo custo pelo Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais (CTecCFN). A conversão desses aparelhos permite sua utilização para diversas tarefas, como edição de texto, planilhas, leitura de PDFs e navegação na internet.
No dia 3 de julho, na Escola Municipal Jornalista Orlando Dantas, além da diretora da escola, Eliane Gerbassi, estavam presentes na solenidade de entrega, o superintendente-adjunto da 7ª Região Fiscal (RF), Ronaldo Feltrin; a representante regional da Cidadania Fiscal, Analista-Tributária Carolina Rique; a delegada da Alfândega do Galeão, Patrícia Moreira; a representante local da Cidadania Fiscal da ALF/GIG, Denise Arruda. Além do contra-almirante fuzileiro naval Claudio Eduardo Silva Dias, comandante do Comando da Divisão Anfíbia; e o comandante Lima Santos, do 3º Batalhão de Infantaria dos Fuzileiros Navais.
Já no dia 4 de julho, na Escola Estadual Municipalizada Bairro da Califórnia, além da diretora da escola, Ana Paula Rodrigues, estavam presentes o superintendente-adjunto da 7ª RF, Ronaldo Feltrin; a representante regional da Cidadania Fiscal, Analista-Tributária Carolina Rique; a representante da Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal, Kátia Cilene; o comandante do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais, capitão de fragata fuzileiro naval, Michel Silva Camelo; e o vereador de Duque de Caxias, Eduardo Moreira da Silva.
A parceria firmada entre a Superintendência da Receita Federal da 7ª Região Fiscal (RJ/ES) e o Corpo de Fuzileiros Navais visa executar ações sustentáveis de reciclagem, descaracterização, transformação ou reutilização de mercadorias apreendidas, garantindo sua correta destinação e utilização.