Crédito: Assessoria de Comunicação da DRF/Foz
Servidores da Receita Federal apreenderam oito veículos
Ontem (17), servidores da Receita Federal desencadearam mais uma operação de repressão ao contrabando e descaminho na região da tríplice fronteira. Por volta das 14h, servidores realizaram uma barreira de fiscalização em estradas vicinais na região entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu.
Durante os trabalhos, os servidores avistaram oito automóveis trafegando por uma estrada rural que formaram um comboio suspeito. Após receberem sinal para que parassem, os veículos retornaram e tentaram se evadir pela contra mão. Neste momento outros servidores já haviam feito um segundo bloqueio na estrada, encurralando o comboio. Com todo o transtorno causado pela tentativa de fuga, cinco desses veículos colidiram entre si e acabaram entrando em meio à plantação.
Trata-se de três Merivas, duas de São Paulo/SP e outra de Jacareí/SP, uma Pickup Strada de São Paulo/SP, um Celta de São Paulo/SP, um Gol de Mafra/SC, um Fiesta de Pirassununga/SP e uma Saveiro de São José dos Pinhais/PR.
Todos os oito veículos foram apreendidos e encaminhados à Delegacia da Receita Federal. Cinco deles estavam carregados com cigarros, um com isqueiros e os outros dois seriam os “batedores” do grupo.
A carga de cigarros, juntamente com os isqueiros, foi avaliada em US$ 23 mil. Além da penalidade de perdimento dos veículos e da carga, serão lavradas multas pela importação irregular de cigarro no valor aproximado de R$ 200 mil. Ninguém foi preso. (Informações da Assessoria da DRF Foz do Iguaçu/PR).
Conforme informações recebidas de Foz do Iguaçu-PR, a maioria das apreensões realizadas na região contam com a efetiva participação de Analistas-Tributários, bem como de outros servidores, inclusive de outras categorias e carreiras.