Valor dos produtos apreendidos é de R$ 300 mil
Na tarde do último sábado, dia 13 de agosto, em operação deflagrada conjuntamente entre a Receita Federal e a Polícia Federal, foi realizada a retenção de 10 ônibus de turismo que transportavam grandes quantidades de mercadorias irregularmente introduzidas no território nacional, trazidas do Paraguai. A operação ocorreu na região da Vila Portes, bairro de Foz do Iguaçu próximo à Aduana da Ponte Internacional da Amizade, e na BR-277, próximo à cidade de Santa Terezinha de Itaipu.
Ao todo, foram abordados 22 ônibus de turismo durante os trabalhos, dos quais 12 foram liberados após a vistoria das bagagens dos respectivos passageiros. No bagageiro e no interior dos coletivos foram encontrados principalmente eletrônicos, vestuários, brinquedos e celulares.
Os 10 ônibus retidos na operação são de Pato Branco/PR, São José dos Pinhais/PR, Rio Negro/PR, Erechim/RS, Rio Azul/PR, Caxias do Sul/RS, São João da Urtiga/RS, Álvares Machado/RS e dois de Curitiba/PR.
O valor estimado das mercadorias apreendidas é de R$ 300 mil. Os veículos foram encaminhados ao pátio da Receita Federal em Foz do Iguaçu, onde serão vistoriados nos próximos dias. Ninguém foi preso.
As operações de fiscalização, vigilância e repressão, na região da tríplice fronteira, contam com a efetiva atuação de Analistas-Tributários.