Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram na noite da última sexta-feira, dia 15, da apreensão de armas, munições e de um veículo carregado com cigarros, em ação de rotina realizada no Posto Fiscal Bom Jesus, em Medianeira/PR, no âmbito da Operação Fronteira Blindada. A operação contou com apoio do Departamento de Inteligência do Estado do Paraná (DIEP) e da Polícia Federal.
A primeira apreensão se deu após a abordagem de um ônibus que fazia a linha Foz do Iguaçu/PR – Cascavel/PR.Na bagagem de um passageiro de 30 anos havia, em meio a produtos eletrônicos e ferramentas, uma pistola acompanhada de 100 munições calibre 9 mm e um revólver junto a 100 munições calibre 38. O homem alegou que seu destino seria a cidade de Venâncio Aires/RS e que as armas e munições seriam para seu próprio uso. Ele foi preso em flagrante delito e conduzido até a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu.
Logo em seguida, um veículo GM/Spin com placas de Belo Horizonte/MG tentou fugir da fiscalização no Posto Fiscal, retornando pela rodovia BR-277, no sentido Foz do Iguaçu. Os servidores realizaram acompanhamento tático com o fechamento da rodovia em um ponto mais adiante.
Ao perceber que havia outra viatura a sua frente, o condutor abandonou o veículo ainda em movimento. O carro parou posteriormente ao lado da estrada. O motorista não foi encontrado. O veículo estava carregado 14 mil maços de cigarros contrabandeados no valor de R$ 63 mil e possuía rádio comunicador. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR).