Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de cocaína, maconha e sprays de pimenta no último sábado, dia 9. As ações ocorreram durante abordagem de rotina no âmbito da Operação Fronteira Integrada na Ponte Internacional da Amizade, em ação conjunta com servidores da Receita Federal e policiais do BPFron durante o fim de semana.
Na tarde de sábado (29), em Santa Terezinha do Itaipu/PR, servidores e policiais realizaram abordagem de rotina a um ônibus de linha que seguia para a cidade de São Paulo/SP. Durante a fiscalização, foi encontrada grande quantidade de vidros de esmalte com um passageiro de origem nigeriana. Desconfiados, os servidores realizaram uma fiscalização minuciosa nos frascos de esmalte e encontraram cocaína oculta nas tampas dos mesmos. Os frascos totalizaram 60 unidades com aproximadamente 200 gramas de cocaína. O homem foi preso em flagrante e confessou que pretendia levar a droga até a Tailândia.
Mais tarde, por volta das 20hs, os servidores abordaram um táxi paraguaio que possuía apenas uma mulher como passageira. Durante a fiscalização, foi encontrada uma mala que continha tabletes de substância análoga à maconha e 35 munições calibre 45. A passageira, uma brasileira menor de idade, assumiu que a droga era sua e que tinha o intuito de revendê-la. A maconha totalizou 17,71 quilos. A mulher foi presa em flagrante e encaminhada à delegacia de Polícia Civil por ser menor de idade.
Ainda no sábado (29), perto das 22hs, os servidores abordaram um ônibus de turismo que estava lotado com mercadorias estrangeiras no bagageiro. Ao verificar uma bagagem específica, foram encontrados diversos frascos de sprays de pimenta ocultos em meio a tintas de cabelos, pois as embalagens eram quase idênticas o que dificultava fazer distinção entre elas. O passageiro identificado como dono das mercadorias disse que não era o proprietário das mesmas e que apenas estava transportando em troca de R$ 70, como os demais passageiros do ônibus. No total, haviam 80 frascos de spray de pimenta. O passageiro e o motorista do ônibus foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.