Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) participaram da apreensão de um táxi paraguaio com grande quantidade de mercadorias ocultas em fundo falso, nesta quarta-feira, por volta das 10 horas. A apreensão ocorreu durante ações realizadas no âmbito da Operação Fronteira Integrada na Ponte Internacional da Amizade, em ação conjunta com a BPFron e da Força Nacional.
Durante uma fiscalização rotineira, servidores da Receita Federal realizaram abordagem a um táxi de placas paraguaias após suspeitar do comportamento do condutor que apresentava sinais de nervosismo. O taxista estava sozinho no veículo e tentava atravessar a fronteira sentido Foz do Iguaçu. Durante vistoria interna no táxi paraguaio, foi encontrado um fundo falso no porta-malas que continha um grande volume de mercadorias, dentre elas MacBooks, iPhones e perfumes. O veículo foi apreendido e as mercadorias levadas para a contagem e valoração, totalizando aproximadamente R$ 13 mil.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, que tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.