Analistas-Tributários da Receita Federal, em operação de rotina, no âmbito da Operação Fronteira Integrada no Posto Fiscal Bom Jesus (PFBJ) em Medianeira/PR, participaram da apreensão de eletrônicos e de grande quantidade de cigarros. As abordagens ocorreram na noite desta quarta-feira (23) em dois momentos entre às 19h e 21h30.
A primeira ocorreu logo após a abertura do Posto Fiscal quando um veículo Ford Fiesta, com placas de Campinas/SP, rompeu a barreira montada na BR 277 para desviar o trânsito para o interior do PFBJ, fugindo em alta velocidade. Duas equipes da Receita Federal partiram imediatamente no seu encalço, fazendo acompanhamento tático. Depois de muitas manobras arriscadas, o veículo foi finalmente interceptado próximo à Matelândia/PR e conduzido ao PFBJ. O veículo estava completamente tomado de cigarros contrabandeados, os quais foram apreendidos juntamente com o veículo, o motorista foi preso e encaminhado para a sede da PF em Foz. Posteriormente foi descoberto um fundo falso no painel do veículo que continha uma munição de pistola de calibre restrito, corroborando para confirmar a natureza ilícita das atividades do infrator.
Posteriormente, próximo das 21h30, foi dada ordem de parada a um caminhão trucado, com placas de Caicó/RN. Na vistoria ao veículo, foram encontrados eletrônicos, perfumes e bebidas de alto valor agregado escondidos na cabine e em compartimentos laterais da carreta que deveriam servir para a guarde de utensílios de cozinha. Ao motorista não restou outra alternativa a não ser confessar que tinha vindo para Foz transportando uma carga de redes de descanso do seu estado de origem e aproveitou a oportunidade para levar encomenda de mercadorias descaminhadas para seu filho. Informou também que já havia praticado a mesma ilegalidade mais de uma vez.
O motorista foi liberado, mas o caminhão foi lacrado e encaminhado para a sede da Receita Federal em Foz para deslacração e posterior quantificação/ valoração das mercadorias descaminhadas. Foi estimado um valor total de apreensão nas duas abordagens superior a R$ 70 mil, o veículo carregava aproximadamente 5000 maços de cigarro.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, que tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança – FNS e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.