Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (ATRFB) participaram nesta terça-feira, dia 11, da retenção de três ônibus carregados com mercadorias na BR-277, no Paraná. A operação foi realizada em conjunto entre a Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal em Foz do Iguaçu e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A ação foi realizada por volta das 13h, dando continuidade ao combate à prática de formação de comboios na região. Três ônibus foram parados com a suspeita de carregar mercadorias que evidenciavam destinação comercial, em sua maioria eletrônicos. Os veículos foram lacrados para posterior verificação e escoltados até a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR.
Por meio de informações colhidas com os motoristas e alguns passageiros, constatou-se que os ônibus seguiriam para vários destinos no País. Estima-se que o valor total das mercadorias ultrapasse R$ 550 mil.
A Receita Federal disponibiliza um telefone de contato para denúncias, de forma anônima, por meio do número (45) 9 9152-2036.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto 8.903/2016, que tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Alfândega da Receita Federal do Brasil em Foz do Iguaçu/PR)