Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de cerca de 630 quilos de entorpecentes em ação deflagrada na última quinta-feira, dia 9, no município de Manacapuru, no Amazonas. Os entorpecentes estavam escondidos nos cascos de uma embarcação com carregamento de peixe, que havia saído do município de São Paulo de Olivença. Cinco homens foram presos em flagrante, na ocasião.
A ação faz parte de operação integrada entre a RFB, Polícia Civil, Polícia Militar e Ministério da Justiça e Segurança Pública, contando com a participação de servidores do Dernarc, Grupo Fera, Delegacia Fluvial (Defu), Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru, Comando de Operações Especiais (COE), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e MJ, por meio do programa Vigia. Durante a verificação da embarcação, os servidores contaram com apoio do cão de faro Odin, da Equipe K9 da Receita Federal.
Entre os entorpecentes foram localizados 40 quilos de cocaína negra, pasta base e maconha do tipo skunk. As investigações apontaram que as drogas têm origem colombiana e peruana e seriam enviadas à Manaus/AM e para a Europa. No total, os entorpecentes apreendidos equivalem a R$ 13 milhões.
A abordagem foi realizada no momento em que a embarcação navegava pelo Rio Solimões, na altura da Comunidade Jacaré, próximo a Manacapuru. Não houve resistência ou tentativa de fuga por parte dos cinco homens presos em flagrante, que responderão por tráfico de drogas e associação.
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.