Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na retenção de aparelhos eletrônicos e garrafas de vinho argentino nesta terça-feira, dia 14, durante ação de fiscalização ocorrida nos Correios, em Porto Alegre/RS. Os produtos foram avaliados em R$ 70 mil.
Na ocasião, a equipe de repressão ao contrabando e descaminho reteve o total de 52 mercadorias, por suspeita de que os produtos tenham sido introduzidos irregularmente no território nacional por via postal. As bebidas alcoólicas poderão ser utilizadas como matéria-prima para a produção de álcool em gel – destinação que a RFB tem dado a produtos do gênero como parte do esforço para combater a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os eletrônicos, por sua vez, poderão ser posteriormente doados, leiloados ou destruídos, caso não seja comprovada sua origem legal.
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.