Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de mercadorias descaminhadas, avaliadas em R$ 100 mil, na tarde desta quarta-feira, dia 29, em Cachoeirinha/RS. A carga, composta por itens de vestuário, cosméticos e eletrônicos, foi localizada durante abordagem da equipe de repressão da RFB a uma van Renault Master, com placas de Porto Alegre/RS, na BR 290.
Os produtos eram procedentes de São Paulo e tinham como destino a região metropolitana de Porto Alegre. O veículo foi retido e os seus dois ocupantes receberam prazo para comprovar a licitude das mercadorias estrangeiras. Caso seja confirmada a prática de contrabando, ambos poderão responder ao Ministério Público Federal (MPF) pelo crime.
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana mantêm a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.
Inclusive, os Analistas-Tributários reforçaram sua atuação para contribuir com a sociedade nesse momento, reafirmando o objetivo de garantir controle aduaneiro nas atividades de importação e exportação e, principalmente, assegurar a realização das atividades de fiscalização, vigilância e repressão, mesmo durante a pandemia de coronavírus.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país. Nosso objetivo é facilitar e manter a segurança do fluxo do comércio internacional por nossas fronteiras.