Na manhã desta sexta-feira, dia 12, Analistas-Tributários, que integram a equipe da Alfândega da Receita Federal em Paranaguá/PR, atuaram na apreensão de 220 de quilos de cocaína. Essa foi a primeira apreensão de cocaína realizada em 2021. As bolsas com os tabletes da droga estavam escondidas em um contêiner carregado com madeira que tinha como destino a Europa.
A droga foi encontrada durante o trabalho de fiscalização realizado no terminal de contêineres do porto que conta com um scanner de alta resolução, que detecta qualquer tipo de alteração suspeita no interior da estrutura usada no transporte de mercadorias.
https://youtu.be/iWv9mY9hYR8
O contêiner carregado com madeira teve o lacre violado e as bolsas com o entorpecente foram colocadas entre as tábuas. De acordo com a RFB, o método utilizado pelos traficantes internacionais de droga, para enviar a cocaína para o exterior é conhecido como rip-on/rip-off. Todo o procedimento acontece sem o conhecimento do exportador, que é o responsável pela mercadoria. Ninguém foi preso. A cocaína apreendida foi encaminhada para a Superintendência da Polícia Federal, que segue com as investigações.