Desde o dia 11 de junho, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) integrantes da Equipe de Drones do órgão atuam na Operação Lázaro, que tem por objetivo a captura do suposto assassino em série foragido no Centro-Oeste, Lázaro Barbosa, de 32 anos. A operação conta com drones de amplo emprego em diferentes situações e ambientes, como o DJI Matrice 210, que possui tecnologia avançada e é utilizado pelo Fisco nas ações de combate ao contrabando e descaminho.
De grande porte, o drone DJI Matrice 210 possui duas câmeras acopladas, sendo uma termal modelo Zenmuse XT e outra diurna modelo Zenmuse Z30. O equipamento tem autonomia de até 35 minutos de voo.
As buscas por Lázaro Barbosa, suspeito de chacina no Distrito Federal e acusado de diversos crimes, ocorrem atualmente em Cocalzinho de Goiás, onde o homem tem sido visto frequentemente durante a noite, à procura de abrigo e alimentos. Devido às peculiaridades da região de mata fechada e sem iluminação, as unidades policiais solicitaram apoio da Receita Federal e seus drones.
A força-tarefa de busca por Lázaro Barbosa está em seu 17º dia de trabalho consecutivo e conta com a atuação de mais de 270 policiais. (Com informações da RFB).