Nas primeiras semanas de 2022, Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram na apreensão de cerca de 7,5 quilos de diversos tipos de drogas em remessas expressas. As apreensões foram realizadas por servidores da Seção de Remessas Postais e Expressas da Alfândega de Viracopos (Sarpe/VCP).
As drogas foram encontradas em nove encomendas diferentes. Na exportação, foram apreendidos 3,5 quilos de cocaína, dividida em três remessas diferentes: na primeira, que teria como destino a Austrália, foram localizados 300 gramas do entorpecente, que havia sido ocultado em painel luminoso com a logomarca de uma rede social; na segunda, com destino ao Marrocos, foi verificada a presença de 200 gramas da droga; por sua vez, na terceira encomenda, que seria enviada à Alemanha, os servidores localizaram 3 quilos do pó diluído em frascos de shampoo.
Ao Brasil, chegaram três remessas com presença de 2,5 kg de haxixe, 50 gramas de metanfetamina e 1,5 kg de um pó branco ainda não identificado, mas que teve resposta positiva para substância de base alcaloide após aplicação de narcoteste.
As importações de haxixe apreendidas destinavam-se a Santo André/SP, São Paulo/SP e Guarulhos/SP. O entorpecente encontrava-se em envelopes e em pacotes dentro de uma panela elétrica. A metanfetamina, que teria como destino a cidade de São Paulo, estava enrolada em papel carbono dentro de um notebook usado. Tal prática dificulta a identificação da substância pelos raios X. Por sua vez, o pó branco com base alcaloide tinha como destino Belo Horizonte/MG.
*Com informações da Receita Federal do Brasil (RFB).