Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, juntamente com a Polícia Militar e Anvisa, na operação ‘Toxicus Fumus’, que iniciou nesta quarta-feira, dia 31 de maio, em referência ao Dia Mundial sem Tabaco. A operação foi realizada em um shopping popular na região central de São Paulo e tem como foco o combate ao contrabando de cigarros eletrônicos. A expectativa é aprender aproximadamente 50 mil aparelhos e acessórios com valor de mercado na ordem de R$ 10 milhões.
A ação se concentra em um shopping no centro da capital paulista, onde diversos estabelecimentos estariam vendendo cigarros eletrônicos fruto de contrabando, conforme apurou a investigação.
A Polícia Militar auxilou com a preservação do perímetro do local, garantindo a segurança das diligências, e a Anvisa participa dando apoio técnico na identificação dos produtos.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana são a linha de frente que mantêm a rotina de combater o contrabando, o descaminho, a evasão de divisas, o tráfico internacional de drogas e armas e os outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.