Como serviço essencial à população, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil vêm mantendo a rotina de trabalho nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país durante a pandemia de coronavírus. Na segunda-feira (20), a equipe de repressão ao contrabando da Receita Federal no Rio Grande do Sul atuou na apreensão de mais de 500 kg de substância análoga à maconha em caixas no depósito de uma transportadora em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A ação ocorreu com as equipes de cães de faro de Santa Maria e da DRF de Novo Hamburgo. Estima-se que o valor da droga seja de R$ 500 mil.
Também na segunda-feira, Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 559 kg de cocaína no Porto de Paranaguá/PR. O entorpecente foi detectado através do trabalho dos servidores com escâner no terminal. A droga tinha como destino a Bélgica. Em 2020, mais de três toneladas de drogas já foram apreendidas no Porto de Paranaguá.
Analistas-Tributários atuaram na apreensão de drogas em encomendas no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios em Manaus/AM. Os entorpecentes tinham como destino as cidades de Contagem/MG, Aracaju/SE e Jaru/RO. A ação contou com apoio do cão de faro Deco, que integra a Equipe K9 da RFB em Manaus. Na ocasião, foram identificados dois envelopes contendo 28 gramas de skunk e uma caixa com pacotes de aveia e frutas com 500 gramas da mesma droga.
Os servidores atuaram também na apreensão de cerca de 800 quilos de cocaína no Porto de Salvador em ação conjunta com a Polícia Federal. A droga estava escondida em uma carga de mangas que tinha como destino final o Porto de Roterdã, na Holanda.
Na quarta-feira (22), durante ação realizada de forma conjunta com a Polícia Federal e Marinha do Brasil, Analistas-Tributários atuaram na apreensão de 349 quilos de cocaína no Porto de Santos/SP. Os entorpecentes estavam presos no casco de um navio atracado em um dos terminais do porto e tinha como destino a Europa.
Os Analistas-Tributários atuaram ainda na apreensão de cocaína escondida em caixas com maracujás frescos no terminal de cargas de exportação do Aeroporto de Viracopos, em Campinas/SP. Na carga de mais de uma tonelada de frutas, foram encontrados 44 kg de uma substância branca em pó cujos testes preliminares indicaram ser cocaína. A carga seguiria para Hong Kong.
Ainda no dia 22, Analistas-Tributários do Serviço de Vigilância e Repressão ao Combate ao Contrabando e Descaminho da Alfândega do Porto de Manaus (SEREP) atuaram na apreensão de haxixe, skunk e maconha, em operação no Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos Correios em Manaus/AM. A droga tinha como destino os estados de São Paulo, Salvador, Goiânia, Minas Gerais e Distrito Federal. Destaque para o agente canino Odin, que ajudou a localizar as drogas.
Na madrugada desta sexta-feira (24), Analistas-Tributários atuaram na apreensão de aproximadamente 1000 caixas de cigarros em dois caminhões e dois reboques de trator, em Mundo Novo/MS. A ação contou com a participação da Equipe de Vigilância e Repressão de Mundo Novo (EVR), do Grupo Regional de Vigilância e Repressão de Campo Grande/MS (GRVR) e do Exército Brasileiro.
Os Analistas-Tributários estão na linha de frente atuando na facilitação do comércio exterior, mas agindo também para garantir o combate ao contrabando, descaminho e tráfico internacional de drogas por todo o país.