Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) atuaram nesta quarta-feira, dia 9, na maior apreensão de cocaína realizada até o momento em 2023 no estado de Santa Catarina. A ação conjunta entre servidores da RFB e da Polícia Federal (PF) localizou 760 kg da droga em dois contêineres no Porto de Navegantes. No Brasil, a droga é avaliada em cerca de US$ 7,6 milhões, mas este valor pode chegar ao triplo no exterior.
A cocaína estava escondida em uma carga de esmalte cerâmico. Os contêineres foram selecionados para fiscalização a partir de critérios de risco e submetidos à inspeção do scanner da Receita Federal, que indicou a presença dos tabletes de cocaína em meio à carga.
Nesta semana, a RFB realizou vistorias concentradas, com previsão de fiscalizar dezenas de contêineres no local. Essa foi a quarta apreensão de cocaína de 2023 no Porto de Navegantes, totalizando 1.544 kg da droga. Em Santa Catarina, as operações da RFB já resultaram na apreensão de aproximadamente 1.978 kg de cocaína neste ano.
*Com informações da Receita Federal do Brasil.