Analistas-Tributários da RFB atuaram na retenção de veículos carregados com mercadorias irregulares avaliadas em R$570 mil no último sábado, dia 9, em Foz do Iguaçu/PR. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante uma operação de rotina, servidores da Receita Federal interceptaram quatro ônibus de turismo e um carro que transportavam grande quantidade de mercadorias ilicitamente obtidas.
Os veículos foram abordados no posto da PRF de Santa Terezinha de Itaipu com passageiros a bordo. Três ônibus tinham saída de Foz do Iguaçu com destino à cidade de São Paulo/SP e um à cidade de Curitiba/PR.
Já o carro, com fundo falso e conduzido por um casal, tinha como destino a cidade de Cascavel/PR. O casal alegou estar em Foz do Iguaçu para uma consulta médica, mas não soube informar o endereço da clínica.
Todos os veículos transportavam cargas de contrabando e descaminho, incluindo caixas de cervejas, galões de azeite de uma marca proibida no Brasil, celulares e eletrônicos avaliados em R$570 mil.
Os veículos e as mercadorias foram encaminhados à sede da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu/PR.
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.