Analistas-Tributários da RFB atuam hoje, dia 12, em conjunto com a Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público de São Paulo na Operação Hinsberg, que tem como objetivo reprimir e desarticular organização criminosa que desviou produtos químicos para produção de drogas.
Estão sendo cumpridos 18 mandados de busca e apreensão em Diadema/SP, São Bernardo do Campo/SP, São Caetano/SP, Praia Grande/SP e Guarujá/SP; em Curitiba/PR e Rubim/MG.
O esquema abrangia a emissão de notas fiscais fraudulentas por empresas licenciadas a vender produtos químicos no estado de São Paulo. Além disso, as investigações revelaram o uso de interpostas pessoas e a constituição de empresas fictícias para ocultar a procedência ilícita dos valores recebidos.
Foram identificados 60 transições vinculadas à atuação da organização criminosa, totalizando cerca de 12 toneladas de produtos químicos, como acetona, fenacetina, ácido clorídrico, dentre outros.
A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados, os investigados podem pegar até 35 anos de reclusão pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e crime de lavagem de dinheiro.
Fonte: Receita Federal
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.