Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil atuaram na apreensão de quatro ônibus com R$ 800 mil em mercadorias na fronteira. As apreensões que contaram com a participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ocorreram na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu, e foram realizadas no último dia 1º.
Nos veículos utilizados para o transporte de turistas foram encontrados celulares; brinquedos, perfumes e vestuário; e outros eletrônicos. Os dois primeiros ônibus abordados tinham como destino o Rio Grande do Sul. Os demais faziam a rota para as cidades de Curitiba (PR) e São Paulo (SP).
Condutores e passageiros foram liberados. Os produtos e os ônibus apreendidos foram encaminhados para a alfândega em Foz do Iguaçu para as providências legais pertinentes. “Uma representação fiscal será feita para fins penais dos envolvidos junto ao Ministério Público Federal”, relatou. As pessoas citadas poderão responder por descaminho, explicou o órgão federal. “Essa ação é parte do esforço contínuo da Receita Federal para combater a sonegação fiscal e o contrabando, garantindo a integridade do mercado interno e a justiça fiscal”, concluiu a Receita Federal. (Com informações da assessoria de comunicação da Receita Federal do Brasil)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.