Na noite do último domingo, dia 4, Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram na apreensão de 7,4 quilos de cocaína com um cidadão grego no Aeroporto do Galeão/RJ em voo com conexão em Frankfurt, na Alemanha, e destino final em Lárnaca, no Chipre.
Após seleção por análise de risco feita pela equipe da Receita Federal, a bagagem do homem foi inspecionada no aparelho de raio-x, sendo verificada a existência de conteúdo suspeito em seu interior. O passageiro, de 24 anos, foi chamado para efetuar a abertura da mala, onde foram encontrados tabletes do entorpecente em um fundo falso. Foi realizado narcoteste preliminar que acusou a presença de substância do tipo cocaína. A apreensão está avaliada em mais de R$ 400 mil.
A Polícia Federal conduziu o passageiro para a realização dos trâmites judiciários de sua competência. Ele responderá pelo crime de tráfico transnacional de drogas, cuja pena pode chegar até 15 anos de reclusão. A atuação da Receita Federal na repressão ao tráfico internacional de drogas tem o objetivo primordial de proteger a sociedade no que diz respeito à saúde pública. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.