Analistas-Tributários da Receita Federal atuaram, na noite desta quarta-feira, 14, na apreensão de 56,5 quilos de cocaína no Terminal de Contêineres de Paranaguá/PR. Várias mochilas com tabletes de cocaína foram encontradas em um contêiner com compensados de madeira em uma carga que seria enviada para a França.
Os servidores da Receita Federal se utilizaram de gerenciamento de risco e da análise de imagens de escâner na detecção da contaminação. A cadela de faro Dika, da Receita Federal, confirmou a suspeita. A droga foi inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador. Junto com a droga, foi encontrado um alicate utilizado para abrir a unidade de carga e o lacre original do contêiner.
Com a apreensão de hoje, já são 1.206,5 kg de cocaína apreendidos pela Receita Federal no porto paranaense em 2024. Essa é a décima terceira apreensão no ano. As informações sobre o caso foram repassadas às autoridades policiais bem como às administrações aduaneiras estrangeiras para impulsionar o combate ao tráfico de drogas internacional. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Receita Federal do Brasil)
Atuação dos Analistas-Tributários
Como atividade essencial à proteção da sociedade e do Estado, os Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil que atuam na Aduana formam a linha de frente na rotina de combate ao contrabando, descaminho, evasão de divisas, tráfico internacional de drogas e armas e outros crimes transfronteiriços nos postos de fronteira terrestre, aeroportos e portos de todo o país.