Hoje, dia 25 de agosto, comemora-se o Dia do Soldado e o Exército Brasileiro estará condecorando com a Medalha do Pacificador diversos civis e militares, numa homenagem a homens e mulheres que prestaram assinalados serviços àquela respeitada Instituição. Dentre os agraciados deste ano, está o Analista-Tributário da Receita Federal, Eustáquio Gomes de Souza, de Brasília-DF, pelos relevantes serviços prestados à Receita Federal do Brasil e ao Exército Brasileiro no desempenho de suas atribuições.
A Medalha Do Pacificador foi instituída em agosto de 1953 pela Portaria nº 345 e surgiu como evocação às homenagens prestadas ao Duque de Caxias por ocasião do sesquicentenário de seu nascimento. Em 1954, o Governo da República autorizou o uso da comenda nos uniformes militares e, desde 1955, é realizada uma solenidade para celebrar o nascimento do Marechal Luís Alves de Lima e Silva - o Duque de Caxias -, patrono do Exército e pacificador da Pátria. Nesse evento são agraciados os militares e civis que tenham prestados relevantes serviços ao Exército, elevando o prestígio da instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações.
Este ano a medalha será conferida ao Vice-Presidente da República, Michel Temer, a cinco Ministros de Estado:Gleise Hoffmann, Miriam Belchior, Aloísio Mercadante, Izabella Teixeira e Ideli Salvatti; ao Advogado-Geral da União Substituto, Fernando Albuquerque; ao Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ao Ministro do STJ Ari Pargendler, a um senador, a três deputados federais e a diversas outras personalidades militares e civis.