Em entrevista concedida à emissora TV Jornal, afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) em Pernambuco, o Analista-Tributário Luiz Silva Cireno de Lacerda, explica o que fazer quando a declaração do Imposto de Renda cai na malha fina.
Segundo o Analista, o primeiro passo é descobrir se a sua declaração está entre as que apresentaram algum tipo de irregularidade. Todo o procedimento, desde a consulta até a declaração que irá corrigir os erros, pode ser feito pela internet no site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br. Basta entrar na página inicial, clicar na aba “cidadão” e clicar no link “IRPF – Extrato e Restituição”. Para os demais procedimentos, a dica é procurar os links que tratam do assunto e seguir as recomendações que surgirão na tela.
O Analista-Tributário informou quais são os casos típicos que retêm a declaração dos contribuintes. “Existem casos de pessoas que possuem mais de um rendimento e informam, em sua declaração de Imposto de Renda, que possuem apenas um. Acontece também quando o contribuinte coloca dependentes e não inclui os rendimentos desses dependentes”, explicou.
Ainda de acordo com Luiz Cireno, quanto mais rápido você fizer as correções, mais rápido também poderá receber a restituição, caso tenha direito. “Mesmo sem prazo final para a entrega da retificação, ela deverá ser corrigida o mais rápido possível pois, o contribuinte só poderá fazer mudanças antes que a Receita inicie um procedimento de fiscalização, que pode ocorrer a qualquer momento”, alertou.
Em caso de qualquer dificuldade, a recomendação é procurar atendimento em uma sede da Receita Federal. Em Recife, está localizada na Av. Alfredo Lisboa, no Recife antigo, e outra em Boa Viagem, na Av. Conselheiro Aguiar, 740. O horário de atendimento para esses casos é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. (Com informações da TV Jornal)