Os servidores públicos e os trabalhadores de todo o país precisam manter a unidade e a mobilização contra a reforma da Previdência porque a conjuntura política continua absolutamente desfavorável. A avaliação foi apresentada pelo assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto Queiroz, que participou, em Brasília/DF, nessa quinta-feira, dia 1º, da homenagem realizada pelos Analistas-Tributários ao senador Paulo Paim (PT/RS) na sede do Sindireceita.
Antônio Augusto Queiroz analisou os últimos fatos políticos e reforçou a necessidade de os trabalhadores, sindicatos e centrais manterem a unidade de luta. Ele fez questão de destacar que o Congresso Nacional apenas retirou da pauta e não encerrou a tramitação da PEC 287, que trata da reforma da Previdência. “Não foi a rejeição, foi a retirada, e é preciso que todos tenham consciência. Isso mostra como a conjuntura está absolutamente desfavorável”, reforçou.
Segundo Augusto Queiroz, a retirada da PEC 287 foi resultado da ação direta dos trabalhadores, dos sindicatos, das centrais e também da ação política no Congresso Nacional que, com a criação da CPI da Previdência e da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência, organizaram e institucionalizaram uma forte mobilização nacional. Ele também citou a importância das ações de mídia e de todas as formas de esclarecimento que relevaram os prejuízos e ameaças contidas na PEC 287, e que contribuíram para desinterditar o debate. Também foram fundamentais as ações adotadas em todo o país visando expor publicamente a posição dos parlamentares nas bases. “Esses meios de pressão funcionaram porque houve uma sistematização que permitiu o fortalecimento e ampliação das mobilizações em todo o país. Também foi fundamental nesse processo a organização e todo o apoio institucional da CPI e da Frente Mista que atuaram intensamente no Congresso Nacional”, ressaltou.
O assessor do DIAP destacou a iniciativa do Sindireceita em promover debates de temas relevantes para a categoria e para o conjunto dos trabalhadores. “Vivemos um momento da chamada pós-verdade em que o objetivo é interditar o debate e impedir que pessoas, mesmo tendo objetivos e interesses comuns, possam dialogar. A intenção é estabelecer uma separação a partir de disputas de natureza ideológica com viés ético moral acentuado”, disse. Augusto Queiroz ressaltou que aqueles que defendem interesses coletivos, a solidariedade, a justiça, em algum momento são “carimbados” com acusações fazendo com que esse indivíduo deixe de ser referência. “Não se discute mais a causa em si, faz-se apenas o julgamento moral da pessoa e, muitas vezes, com base em notícias falsas”, criticou.
O assessor parlamentar do DIAP acrescenta que nos últimos anos foram implementadas diversas políticas de desmonte do Estado que beneficiavam parte significativa da população que necessita dos bens e serviços públicos. “Se a seguridade social falhar, a paz social desaparece no Brasil”, alertou. Augusto Queiroz afirma ainda que o Brasil caminha para substituir o Estado social por um Estado penal.
Eleições
Com relação às eleições de 2018, Augusto Queiroz fez questão de chamar a atenção para a importância da organização das entidades e dos trabalhadores. Segundo ele, é fundamental reeleger e eleger novos deputados e senadores que estão efetivamente comprometidos com os interesses da classe trabalhadora. “Nesse momento, mais que a própria Presidência da República, temos que eleger um Congresso Nacional diferente. Para o Congresso, precisamos eleger parlamentares que têm compromisso com o Estado, que defendem os trabalhadores, a Previdência e o interesse público”, acrescentou.
Homenagem
Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (RFB) homenagearam, na manhã desta quinta-feira, dia 1º de março, o senador Paulo Paim (PT-RS) por sua atuação na luta em favor dos trabalhadores, da Previdência Social e do serviço público. A homenagem foi realizada na sede da Diretoria Executiva Nacional (DEN) do Sindireceita, em Brasília/DF, com a presença de Analistas-Tributários ativos e aposentados e de representantes da Diretoria Nacional e da Delegacia Sindical de Brasília/DF. Na oportunidade, foi entregue uma placa de honraria ao parlamentar.
Pela Diretoria do Sindireceita participaram da entrega da honraria ao senador Paulo Paim o presidente Geraldo Seixas, os diretores Odair Ambrosio (Comunicação), Sílvia de Alencar (Assuntos Parlamentares), Sérgio de Castro (Assuntos Previdenciários), Thales Freitas (Assuntos Jurídicos), o secretário-geral da DEN, Marcelo Arruda Campos e o diretor Breno Rocha. Também estiveram presentes no encontro a secretária de Assuntos de Aposentados e Pensionistas da DS Brasília, Ana José de Santana Guedes, Analistas-Tributários ativos e aposentados de Brasília e o assessor parlamentar do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), Antônio Augusto Queiroz.