A Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita promoveu na manhã desta quarta-feira, dia 16, mais uma live com a participação de Analistas-Tributários de todo o país. Por mais de duas horas, os Analistas-Tributários, diretores, delegados sindicais e conselheiros do Sindireceita debateram a importância do fortalecimento das mobilizações e, principalmente da participação expressiva da categoria na “Marcha para Brasília - Ato de luta dos Analistas-Tributários”, que será realizada na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF, na próxima quarta-feira, dia 23.
O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas, e os diretores de Estudos Técnicos do Sindicato, Eduardo Schettino, de Defesa Profissional, Alexandre Magno Cruz e de Comunicação, Odair Ambrosio e de Assuntos Aduaneiros, Moisés Hoyos fizeram um chamado à participação da categoria para a Marcha no próximo dia 23. O presidente do Sindireceita, Geraldo Seixas reforçou que o movimento tem por objetivo dar visibilidade a atuação da Receita Federal e ao trabalho do Analista-Tributário para o país. Ele ressaltou que o foco da mobilização é a recomposição do orçamento da instituição e a regulamentação do Bônus de Eficiência.
Durante a transmissão os diretores do Sindireceita repassaram orientações para os filiados para participação da Marcha. O diretor de Defesa Profissional, Alexandre Magno Cruz agradeceu a mobilização nas bases e a participação da categoria e reforçou a necessidade de união neste momento. O diretor Eduardo Schettino também ressaltou a importância da ampla participação da categoria no ato e orientou os colegas a contribuírem com ampliação do movimento. O diretor de Comunicação, Odair Ambrosio também conclamou os colegas que não poderão vir a Brasília para que contribuam com a divulgação dos conteúdos, compartilhando em suas redes sociais as transmissões que serão realizadas ao vivo de Brasília no próximo dia 23.
Temas
Ao longo da transmissão os participantes também debateram diversos temas com o andamento das negociações envolvendo a regulamentação do Bônus de Eficiência; a importância da visita realizada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro as instalação da Receita Federal em Brasília; a atuação do Sindicato e das entidades que integram o Pacto de Brasília na aprovação de alterações na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110, que trata da reforma tributária; os trabalhos envolvendo a defesa dos interesses da categoria relacionados aos julgamentos da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4616, da ADI 4151 e da ADI 6966; a necessidade de ampliação das ações de divulgação dos trabalhos da RFB e de seus servidores; o fortalecimento da divulgação das ações de controle aduaneiro, de vigilância e repressão; a negociação salarial dos servidores públicos e a paridade do Bônus de Eficiência, entre outros temas.
Transmissões
Mais de 1.200 ATRFB's de diversas regiões do país já participaram das Lives Semanais, que são realizadas às quartas-feiras, a partir das 10h, por meio da plataforma Zoom. As instruções para participação na Live encontram-se disponíveis na Área Restrita do site do Sindireceita.
Durante as reuniões virtuais, os Analistas-Tributários podem encaminhar questionamentos pelo chat. As perguntas não respondidas durante a Live, em virtude da limitação de tempo para duração do encontro, são respondidas por escrito pela Diretoria e disponibilizadas em arquivo para leitura exclusivamente na Área Restrita (confira as últimas respostas publicadas aqui).
Cabe frisar ainda que os questionamentos feitos por usuários não identificados não serão respondidos. Por isso, é imprescindível que todos os colegas filiados se identifiquem adequadamente, através do nome de usuário na plataforma Zoom, durante a reunião.
A participação de cada Analista-Tributário nas Lives Semanais é fundamental. Com intuito de facilitar a presença dos filiados nestes encontros, a DEN do Sindireceita sugere às bases que marquem assembleias durante o horário de realização das Lives, para que os colegas possam assistir e participar dos debates em grupo.
É hora de luta! A participação de cada Analista-Tributário é essencial para a construção de um movimento ainda mais forte e coeso.