Muito estudo, luta e dedicação marcaram a trajetória profissional da Analista-Tributária aposentada Penha Maria Rodrigues, do Rio de Janeiro, detalhada em vídeo do projeto Vozes divulgado nesta segunda-feira, dia 10, pela Diretoria Executiva Nacional (DEN). Na produção, a ATRFB relembra os caminhos percorridos na Receita Federal do Brasil (RFB), detalha como se deu o processo de fundação do Sindireceita e aborda a importância da filiação para a defesa dos interesses da categoria.
Penha Maria Rodrigues ingressou na Receita Federal em 1974 e, em 1985, prestou concurso público para o cargo de TTN, tendo sido aprovada em terceiro lugar no certame que teve grande concorrência. “Eu passei em terceiro lugar no concurso externo, concorrendo, realmente, com muitas pessoas e depois de muita luta. Por isso, eu luto muito por essa carreira e acho, também, que todos os colegas deveriam fazer o mesmo, porque nós temos autoridade para isso”, afirma.
“Para mim, o Sindicato é tudo. Ele tem que continuar e fortalecido”, declara a Analista-Tributária sobre a importância do Sindireceita. Segundo ela, o processo de fundação do Sindicato foi árduo e resultado de um extenso trabalho que, muitas vezes, ocorreu até mesmo durante madrugadas, com a participação de colegas ATRFBs de diversas regiões do país. Confira abaixo a íntegra do depoimento de Penha Maria Rodrigues.
Projeto Vozes
Lançado em 1º de março, o projeto Vozes é uma iniciativa da Diretoria Executiva Nacional, por meio da qual os colegas filiados e filiadas ativos e aposentados de todo o Brasil narram suas trajetórias RFB e no Sindicato, bem como ressaltam a importância do Sindireceita na proteção dos direitos e lutas históricas da categoria. Os vídeos do projeto Vozes são divulgados mensalmente no site e nas redes sociais do Sindireceita.
O primeiro Vozes contou com relato do Analista-Tributário aposentado Wilson Lopes Ferreira, de 92 anos. Saiba mais aqui.